4 dicas para você obter a entrada do financiamento habitacional

12 de novembro de 2022 • Guias

Comprar um imóvel é uma conquista e tanto. Para muitos brasileiros, uma casa ou um apartamento é a maior e...

Comprar um imóvel é uma conquista e tanto. Para muitos brasileiros, uma casa ou um apartamento é a maior e melhor aquisição de toda a vida.

Sair do aluguel é a meta de muita gente. Mas, para bater uma meta, precisamos de planejamento, não é mesmo?

Ter a sua casa própria não é algo tão simples ou barato, mas isso não significa que é impossível. Não é porque você não vai comprar à vista que vai deixar de comprar.

Esse é um tipo de dívida que jamais passa longe de ser um erro, pois é algo vitalício. Além do mais, ninguém compra uma casa por impulso.

E então, você sabe por onde começar para dar entrada em seu financiamento? Financiar o imóvel é uma das maneiras mais fáceis para conquistar seu sonho.

 Dar a entrada no financiamento é o primeiro passo, e você realmente não sabe por onde começar, então este artigo é para você.

Reunimos as cinco principais dicas para você obter a entrada do seu financiamento habitacional. Depois desta leitura, é só começar a organizar os papéis.

1 – Entenda quais são os seus gastos e saiba onde pode fazer cortes e economia.

Em geral, o valor de entrada do financiamento é calculado com base na renda familiar e no preço do imóvel. Mas a maioria dos bancos pede uma garantia de 30%.

É importante lembrar que, depois da entrada, o valor dos juros de cada parcela é abatido nas próprias parcelas. A parte que será financiada deve ficar dentro do limite de 30% da renda familiar somada.

Entender tudo isso é importante para você saber que muito provavelmente você precisará começar com algumas economias.

Uma boa dica é anotar todos os seus gastos de um mês, sem deixar nenhum de fora: gastos fixos como água e luz, e também os gastos com lanches e compras. Assim você conseguirá enxergar onde gasta mais e onde é possível economizar.

Comece cortando os gastos supérfluos, e aos poucos entenda o que será preciso diminuir ou cortar de vez.

Ter um planejamento financeiro é fundamental nesse momento.

2 – Use seu FGTS.

Sim, é possível usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Isso é ótimo porque quanto maior o saldo, menor será o valor das parcelas do financiamento depois.

Mas, fique atento! Para ter acesso a esse recurso você deve:

acumular um período de trabalho igual ou superior a 3 anos, consecutivos ou não, na mesma empresa ou em outras que depositam o FGTS;

  • Não possuir imóveis em seu nome, principalmente no município onde vive e/ou trabalha;
  • Não ter nenhum financiamento em aberto no SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
  • Não ter utilizado o saldo do FGTS nos últimos 3 anos.

Se você cumpre os requisitos, então basta ir até a Caixa Econômica Federal com sua Carteira de Trabalho e documentos de identificação para fazer a consulta do valor que você tem disponível.

3 – Garanta uma renda extra.

Se, conforme seu planejamento financeiro, nem mesmo cortando os gastos será possível alcançar o valor necessário no período em que você precisa, então chegou o momento de pensar em uma renda extra.

Aproveite seu tempo livre para exercitar algo em que você é bom, e planejar como ganhar dinheiro com isso.

É importante que toda renda conquistada dessa maneira seja exclusiva para a entrada do financiamento.

Você também pode vender coisas que não utiliza mais ou fazer um curso profissionalizante, para tentar uma promoção no emprego.

4 – Imóveis na planta são uma boa opção.

Na hora de escolher qual imóvel irá comprar, se você não tem muita pressa, prefira aqueles que você pode comprar ainda na planta.

Muitas vezes é dessa forma que você conquista a entrada do financiamento da entrada, até a entrega das chaves, que pode chegar a 36 meses.

Depois disso, você passa a pagar somente as parcelas referentes ao restante do valor.

Seguindo estas dicas, o sonho do imóvel próprio com certeza ficará mais próximo e facilitado.

É preciso, principalmente, focar em seu objetivo. Podemos afirmar que entrar em sua casa própria será um momento inesquecível.

Postado em Finanças